bianca-andando-no-sitio-nova-vida
Como abandonamos a cidade grande e fomos para a Roça
janeiro 13, 2020
produtores-locais
Porque comprar de produtores locais?
janeiro 26, 2020

5 Benefícios das Frutas Vermelhas para a Saúde

background

Você conhece os benefícios das frutas vermelhas para a sua saúde?

Trazemos aqui alguns benefícios dessas frutinhas para o seu dia a dia. Lembrando que as principais frutas vermelhas são: mirtilos, amoras, morangos e framboesas, mas existem outras como cereja.

1.    Muito Antioxidante

Frutas Vermelhas contêm antioxidantes, que ajudam a manter os radicais livres sob controle.
Os radicais livres são moléculas instáveis que são benéficas em pequenas quantidades, mas podem danificar suas células quando seus números ficam muito altos, causando estresse oxidativo.
As frutas vermelhas por sua vez são uma excelente fonte de antioxidantes, como antocianinas, ácido elágico e resveratrol. Além de proteger suas células, esses compostos vegetais podem reduzir o risco de doenças.
Um estudo mostrou que mirtilos, amoras e framboesas têm a maior atividade antioxidante das frutas comumente consumidas, ao lado das romãs.
De fato, vários estudos confirmaram que os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo.

2.    Pode ajudar a melhorar o açúcar no sangue e a resposta à insulina

As frutas vermelhas podem melhorar seus níveis de açúcar no sangue e insulina.
Estudos em tubo de ensaio e em humanos sugerem que eles podem proteger suas células dos altos níveis de açúcar no sangue, ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir a resposta de açúcar e insulina no sangue a refeições com alto teor de carboidratos.
É importante ressaltar que esses efeitos parecem ocorrer em pessoas saudáveis e com resistência à insulina.

3.    Rico em fibras

Frutas vermelhas são uma boa fonte de fibra, incluindo fibra solúvel. Estudos mostram que o consumo de fibras solúveis retarda o movimento dos alimentos através do trato digestivo, levando à redução da fome e ao aumento da sensação de saciedade.
Isso pode diminuir a ingestão de calorias e facilitar o controle de peso.
Além disso, a fibra ajuda a reduzir o número de calorias que você absorve em refeições mistas. Um estudo descobriu que dobrar sua ingestão de fibras pode fazer você absorver até 130 menos calorias por dia.
Além disso, o alto teor de fibras das frutas vermelhas significa que elas têm baixo teor de carboidratos digeríveis ou líquidos, calculados subtraindo a fibra do total de carboidratos.

Aqui estão as contagens de carboidratos e fibras para 100 gramas de frutas:

  • Framboesas: 11,9 gramas de carboidratos, 6,5 dos quais são fibras
  • Amoras: 10,2 gramas de carboidratos, 5,3 dos quais são fibras
  • Morangos: 7,7 gramas de carboidratos, dos quais 2,0 são de fibras
  • Mirtilos: 14,5 gramas de carboidratos, dos quais 2,4 são fibra

Observe que um tamanho de porção típico para frutas vermelhas é 1 xícara, que se converte em 125 a 150 gramas, dependendo do tipo.
Devido ao seu baixo conteúdo líquido de carboidratos, as frutas vermelhas são um alimento com baixo teor de carboidratos.

4.    Fonte de muitos nutrientes

Frutas Vermelhas são baixas em calorias e extremamente nutritivas. Além de serem ricos em antioxidantes, elas também contêm várias vitaminas e minerais.
Frutas vermelhas, especialmente os morangos, são ricos em vitamina C. De fato, 1 xícara (150 gramas) de morangos fornece 150% do RDI da vitamina C (20).
Com exceção da vitamina C, todas as frutas vermelhas são bastante semelhantes em termos de vitaminas e minerais.

Abaixo está o conteúdo nutricional de uma porção de 100 gramas de amoras pretas:

  • Calorias: 43
  • Vitamina C: 35% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Manganês: 32% do IDR
  • Vitamina K1: 25% do IDR
  • Cobre: 8% do IDR
  • Folato: 6% do IDR

A contagem de calorias para 100 gramas de berries varia de 32 para morangos a 57 para mirtilos, tornando as frutas vermelhas algumas das frutas com menor teor calórico.

5.    Ajuda a combater a inflamação

Frutas vermelhas têm fortes propriedades anti-inflamatórias.
A inflamação é a defesa do seu corpo contra infecções ou lesões.
No entanto, os estilos de vida modernos costumam levar a inflamação excessiva a longo prazo devido ao aumento do estresse, atividade física inadequada e escolhas alimentares não saudáveis.
Acredita-se que esse tipo de inflamação crônica contribua para condições como diabetes, doenças cardíacas e obesidade.
Estudos sugerem que os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas podem ajudar a diminuir os marcadores inflamatórios.
Em um estudo em pessoas com sobrepeso, aqueles que beberam uma bebida de morango com uma refeição rica em carboidratos e com muita gordura notaram uma diminuição mais significativa em certos marcadores inflamatórios do que o grupo controle.
Resumindo, as frutas vermelhas possuem grandes benefícios para a saúde. Uma maneira fácil de incorporar as berries na sua dieta é através das frutas vermelhas congeladas, que no congelador podem durar de 6 meses a 1 ano.

Ideal para fazer sucos, smoothies, bater com açaí e muito mais.
Você pode conferir nossas frutas vermelhas congeladas em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *