background
5 Benefícios das Frutas Vermelhas para a Saúde
janeiro 20, 2020

Porque comprar de produtores locais?

produtores-locais

Você já deve ter ouvido algumas pessoas recomendarem comprar de produtores locais. Mas você sabe porque?

Produtores locais são pequenos e médios produtores de bens de consumo que você pode optar por comprar ao invés de recorrer a grandes marcas. Nesse artigo vamos focar em alimentos, mas serve também para outras áreas: livrarias de bairro ao invés de megastores, marca de roupa artesanal ao invés de marcas fast-fashion, etc.

O processo de produção de um alimento por um produtor local é bem diferente da produção de alimentos de uma mega fazenda exportadora de produtos. Aqui vamos expor alguns pequenos pontos em que a sua saúde e a economia se beneficiam quando os produtores locais são escolhidos ao invés de mega produtores.

1 – Rastreabilidade e origem

Ao comprar de produtores locais você sabe de onde está vindo aquele produto, você conhece os produtores e o seu processo de produção. Muito diferente de comprar uma laranja no mercado, que você não sabe onde veio, que produtor produziu aquela laranja, que insumos, quais agrotóxicos que ele usou e muito mais.

Ao saber a origem do seu alimento, você pode tomar decisões que melhoram a sua saúde e a da sua família

2- Geração de empregos

A maior parte dos empregos no país são gerados através de negócios de pequeno e médio porte. Vou explicar com um exemplo nosso bem fácil de entender. Quando chega na época de colheita nós temos que contratar vários ajudantes a nos ajudar a colher e armazenar as frutas que serão congeladas.

Em uma mega fazendo todo esse processo é praticamente feito por máquinas. Além de desgastar o solo, acabar com as plantas e não ter cuidado com o produto final, a geração de emprego é bem menor quando se compara com as plantações de familiares que movimentam a economia local.

3 – Sustentabilidade

O produtor local, como o nome já diz, está mais próximo de você e com isso o transporte do alimento é mais rápido e direto, não precisa passar por grandes centros de distribuição, viajar o país inteiro para chegar até você. Com isso a pegada de carbono é menor.

Esses são somente alguns pontos em relação a produção local. Sempre incentivamos que vocês conheçam e prestigiem os produtores locais, esse movimento e preocupação de onde vem o seu alimento só tem vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *